Regra das Barreiras Kekkais ou Barreiras podem ser consideradas todas as técnicas que fornecem algum tipo de proteção física ao usuário, essas barreiras são estruturas sólidas criadas por jutsus elementais ou não. No RPG as técnicas de barreiras são bastante comuns e vão desde barreiras elementais ou barreiras de insetos como as do clã Aburame e o sistema é bastante simples.
Cada barreira possui pontos de Destructible Defense ( Defesa Destrutível ou DD's ) que variam de acordo com o Rank do jutsu utilizado para criar a barreira, quando os pontos de DD chegam a zero a barreira é destruída e a partir daí começa o Cooldown da técnica.
Quando a barreira está ativa o usuário não pode se movimentar e todos aliados dentro da barreira assim como o usuário não podem atacar quem está do lado de fora, caso o façam a barreira é automaticamente destruída.
Barreiras Elementais sofrem o dobro ou metade de dano dependendo do jutsu elemental utilizado contra ela seguindo o esquema de fraqueza e força dos elementos. Ex: Uma barreira de fogo atingida por um jutsu de água perderá o dobro de DD perderia normalmente enquanto uma barreira de água atingida por um jutsu de fogo perderá metade de DD que perderia normalmente.
Tabela de Destructible Defense:
Rank E: 30
Rank E+: 40.
Rank D: 70
Rank D+: 80.
Rank C: 140
Rank C+: 60.
Rank B: 130
Rank B+: 260.
Rank A: 300
Rank A+: 450.
Rank S: 600
Rank S+: 750.
Rank S++: 1000.
Barreiras Móveis: Não são necessariamente barreiras, mas sim estruturas com capacidade de se movimentar, como o golem de madeira criado por um jutsu Senju, essa estrutura possui pontos de DD também e não necessariamente protege o usuário, além disso permite que o usuário execute jutsus normalmente.
Casos Especiais: O Susano'o, mesmo sendo uma barreira móvel,
não permite que seu usuário execute jutsus de dentro dele, mas fornece uma defesa absoluta ao usuário.